sábado, 8 de maio de 2010

Eleições e o direito ao voto

Sabe-se que o Brasil, durante o processo de democratização apresentou muitas dificuldades em conceder os direitos da população e um desses foi o voto.
A busca por essa manifestação de direito, acabando em 1985, tornando-se universal, abrangendo depois os analfabetos. Deixando a dever dos cidadãos brasileiros, o poder de eleger, os representantes políticos para defender os direitos da nação.
Contraditório este reino, a política, no qual se fala tanto em mudança, para tudo continuar na mesma. Um sistema marcado por uma agressividade sem par nas ruas, uma ausência de atitudes e comportamentos indicativos de alguma transformação real por parte de autoridades. Seria preciso passar da teoria, do papel e do decreto, para o comportamento. Porém, todo governante que se presa está escondido nos palácios e só aparece( quando aparece) para, em tragédias ou comícios, reafirmar a própria impotência, porque como candidato o sujeito está consciente das necessidades da população(como saúde, educação, segurança), mas uma vez no governo esquece dessas.
Com o passar dos anos os escândalos de corrupção por parte de alguns representantes desistimula os cidadãos a acreditar em propostas de mudanças. Devido a ausência de investimentos na educação, na saúde, como já citados. Está sequência de carências estruturais de um país criou na nação um sentimento de ingratidão que rflete no desinteresse pelas eleições.
Portanto deve-se almejar para uma sociedade algo além dos próprios desejos, mas sim almejas transformações que atinjam os interesses de todos resultando em um Brasil bem melhor para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário