domingo, 9 de maio de 2010

A ânsia dos vestibulandos.

Na busca incessante por seu espaço na sociedade, os jovens ,buscam cada vez mais se adequar aos vestibulares. E nessa adaptação dos pré- vestibulandos gera neles uma ansiedade onde tudo acaba se tornando um “problema” .
A pressão exercida pelos pais, em uma contínua cobrança e também por quererem sempre o bem e o melhor pros filhos acabam influenciando na escolha das profissões. O vestibulando sente-se “preso” a livros,aulas,revistas voltadas a informação etc. Acabam percebendo que é muita matéria para pouco tempo. O desespero na maioria das vezes é o primeiro sentimento na vida dos estudantes. A ininterrupta vontade de entrar no mercado de trabalho,poder sentir-se “livres” e acabar com a ansiedade do temido vestibular que enlouquece qualquer aluno.
Muitos vestibulandos têm acompanhamento médico durante o ano de vestibular com psicólogos para amenizar a ansiedade. E quando não conseguem passar no primeiro essa ânsia multiplica e o sentimento passa a ser mais forte e se chama “responsabilidade e dever de passar”. É, vida de estudante é complicada especialmente daqueles que tornam o vestibular uma coisa de outro mundo ao invés de encará-lo como algo natural. Uns desistem por acharem que não são capazes de conseguir alcançar os objetivos e acabam muitas vezes escolhendo uma profissão que nem desejariam seguir. E a conseqüência de todo esse processo é o sentimento de “arrependimento”.
A ansiedade realmente é uma causadora de problemas. Devemos fazer as escolhas corretas e ter mais calma ao pensar em vestibular. O único segredo é estudar, para quem estuda não há necessidade de se preocupar com coisas “insignificativas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário